curti flutuante

Curta nossa pagina no Facebook. Basta clicar no botão abaixo

?

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Como arranjar motivação

O que você faz quando está cansado\a? Pois…possivelmente descansa! E se estiver com falta de motivação? Ai a historia é o oposto! Isso é um facto, não fazer nada apenas fará com que se sinta mais letárgico e com falta de motivação.

Razões para se andar desmotivado

Falta de confiança - Se você não acredita, nada feito!
Falta de foco - Se você não sabe o que quer, nada feito!
Falta de direção - Se você não sabe o que fazer, nada feito!

É certo que existem outras mas estas acho que são as principais, vamos tentar achar a forma de como as pode alterar.

Como aumentar a confiança

O primeiro inimigo da motivação é a falta de confiança. Normalmente as maiores razões para essa falta são os fracassos do passado, quebras e fraquezas pessoais, isso vai dominar a sua mente e perder a auto-confiança.
O caminho para sair deste padrão de pensamento é o pensamento positivo, para isso arranje um tempo para se concentrar em tudo positivo que há na sua vida. Crie uma lista mental dos seus pontos fortes, nos sucessos do passado e nas suas vantagens. Ao fazer um esforço para se sentir positivo você vai perceber o quão competente e bem sucedido você pode ser. Pode parecer estranho mas isso vai aumentar a sua confiança e ficar motivado para construir o seu sucesso atual.
Lembre-se, a mente por vezes distorce a realidade. Seja positivo. 

Desenvolvendo o seu foco

O segundo inimigo da motivação é a falta de foco. Normalmente o medo é o principal responsável, quantas vezes nos concentramos no medo ao invés no objetivo em concreto? O problema com esse tipo de pensamento (medo) é que ele drena a nossa motivação .
Se for esse o caso, o primeiro passo é concentrar essa energia num objetivo bem definido. Por exemplo, se você tem medo ficar sem dinheiro, crie um plano para aumentar os seus rendimentos, ou uma linha em que foco seja a poupança.
Ao focar sua mente em um objetivo positivo, em vez de um medo, você vai colocar seu cérebro para trabalhar .
Lembre-se, quando você sabe o que quer, você se torna motivado a agir.



Desenvolver a sua direção

E por ultimo, a direção. A falta de direção mata a motivação, o segredo é ter uma estratégia no dia-a-dia para alcançá-la. Um bom exemplo disso é uma pessoa que quer ter um blog (como o meu caso).
A chave para encontrar a direção certa é identificar as atividades mais corretas. Faça uma lista de todas as suas atividades e organize-os com base nos resultados . Para continuar o exemplo acima, a direção certa seria algo parecido com isto:

Escreva conteúdo
Pesquisar temas relevantes
Estar em rede com outros bloggers
Optimizar a concepção
Responder a comentários
Leia outros blogs

Ao fazer isso vai manter o controle das suas tarefas mais importantes e irá direcionar sua energia para o sucesso.
Lembre-se, é inevitável você vai encontrar períodos de baixo consumo de energia , má sorte, e até mesmo a falha ocasional . Se você não se disciplinar sua mente , esses redutores de velocidade menores podem se transformar em monstros mentais.

A importancia da motivação





Não há como negar, quanto mais negativo for o estado de espírito, menos motivação vai estar presente. Ela desenvolve factores biológicos, emocionais, sociais e cognitivos que alteram o nosso comportamento. Na gíria diária, o termo "motivação" é frequentemente usada para descrever o porque de uma pessoa fazer alguma coisa. Existem diferentes teorias sobre a motivação, incluindo a teoria da unidade, a teoria do instinto e da teoria humanista.

Para que serve

A motivação normalmente é o que energiza, mantém e controla o nosso comportamento, que atua como um estímulo para as ações desejáveis. Dito isto, a importância de motivação é óbvia, precisamos de motivação para atingir os nossos objectivos. Acreditem, é um dos fatores mais importantes para nós atingirmos o sucesso.



Diferentes cenários

Por exemplo, o salário é o que motiva um trabalhador de uma empresa a trabalhar, para um pai\mãe certamente o filho\a vai ser uma motivação, para um estudante estar motivado é a chave, e por ai adiante, e para quem tem uma doença como a depressão? Afinal, ela ate é o oposto da motivação, o que fazer? A resposta pode ser encontrada desta forma "recuperação", essa é a motivação, agora, uma coisa é certa, seja qual for o cenário ninguém pode fazer isso por si, mas pode absorver muita informação e usa-la em seu proveito.
A ter em conta  

Analise os seus objectivos - As pessoas que analisam os seus objectivos, muito provavelmente têm um menor sofrimento emocional, têm mais bem-estar e uma melhor saúde geral. Contudo, é importante que os objectivos traçados sejam executáveis.  

Analise as suas competências e conhecimentos - É importante analisar a actividade e quais as competências e conhecimentos que tem para a levar ao fim.

Analise a sua determinação - Ser determinado é saber o que quer, a determinação gera vontade e aumenta as probabilidades do sucesso. 

Acredite em si - A partir do momento que temos fé em nós próprios simplesmente podemos passar do pior para o melhor. Acreditar significa que uma pessoa pode enfrentar qualquer problema com mais facilidade.

Procure ajuda - Não é vergonha, todos nós precisamos de ajuda, em caso de tal não seja tímido\a.

Sem motivação nada feito




É normal para uma pessoa deprimida ou ansiosa andar desmotivada sem objectivos, fechar-se e esperar que a medicação faça o seu trabalho, mas não é bem assim, a motivação é o principal item que têm de ter em conta. 

Vamos entender a motivação como uma orientação para estabelecer objectivos nos hábitos para o tratamento da doença, seja qual for a doença, vou dar um exemplo, se tiverem um problema de obesidade, vão ter que arranjar motivações para ter uma alimentação mais equilibrada e fazer exercício físico, outro, se tiverem um resfriado vão ter que beber bebidas quentes ou evitar mudanças de temperatura, correcto? Então porque nas condições ansiedade/depressão haveria de ser diferente? 

Tudo se resume ao mesmo, motivação para um objectivo é a chave. Agora é normal nos casos ansiedade/depressão ser mais difícil tento em conta os sintomas que dai vêm, mas se querem um tratamento bom, eficaz sem efeitos secundários tem que haver motivação.

Na esmagadora maioria dos casos de ansiedade/depressão as pessoas ficam à espera que a medicação faça o seu efeito, eu esperei 10+ anos sempre com altos e baixos até meter me convencer que tinha mesmo que mudar os hábitos e arranjar motivação para melhorar a minha condição, como?  

Meti em ordem as minhas ideias e estabeleci os objectivos provados e aconselhados no combate a minha patologia, a ansiedade generalizada, independentemente da vontade do momento. Vejam essa motivação é de extrema importância, quem me conhece sabe que defendo que com a motivação certa para aplicar bons hábitos na vida a medicação nem é precisa.

Resumindo não estou a dizer que a medicação não é necessária, apenas ficar a espera que ela faça efeito (ou não) e levar uma vida como se nada se passa-se não é o ideal, a não ser que gostem de andar com os sintomas, arranjem motivação e determinação para mudar os vossos hábitos ai está a chave. Actualmente apesar de ter ansiedade generalizada tenho uma boa qualidade de viva, sem recurso da medicação.

Fonte;

Nenhum comentário:

Postar um comentário